quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Ondjaki na Feira do Livro de Tomar



A Feira do Livro de Tomar recebeu na passada quarta-feira, dia 11, o escritor angolano Ondjaki. No auditório da Biblioteca Municipal aguardavam ansiosos os alunos das escolas do 1º ciclo da cidade de Tomar.
Apesar da agitação dos pequenos leitores, Ondjaki (que na língua umbundu significa "guerreiro") falou um pouco sobre as suas origens, a infância em Angola, o presente e respondeu pacientemente e com muito humor às perguntas dos alunos.
Este jovem escritor de 31 anos, nasceu em Angola, viveu oito anos em Portugal (onde se licenciou em Sociologia). Neste momento vive no Rio de Janeiro.
Ndalu de Almeida, conhecido por Ondjaki, começou a escrever por volta dos 15 anos e já publicou doze livros entre os quais dois para crianças: "Yanari: A menina das cinco tranças" e recentemente " O Leão e o Coelho Saltitão".
Durante a animada conversa com os alunos, ficámos a saber que a sua cor preferida é o transparente, adora caril de frango, detesta o tempo escuro e frio do Inverno, adora a luz matinal do Rio de Janeiro e pratica tai-chi. Até nos ofereceu uma pequena demonstração deste desporto, para a qual convidou um aluno de entre os presentes.
No final, e como os pequenos já manifestavam muita impaciência contou-nos a sua mais recente história para crianças " O Leão e o Coelho Saltitão".
Este jovem escritor guerreiro demonstrou também o seu talento artístico ao personalizar os autógrafos que realizou nos seus livros.
Gostámos muito de o ter por cá Ondjaki!

Sem comentários: