quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Colóquio EFA " O Património da Nossa Terra"





No passado dia 21 de Janeiro, teve lugar no auditório da Biblioteca Municipal de Tomar um colóquio sobre o património da cidade de Tomar, que assinalou o término do Curso EFA Básico da Agrupamento de Escolas Gualdim Pais.



O evento, organizado por formandos e formadores, resultou de um leque de actividades desenvolvidas, desde Setembro de 2008, no âmbito do tema de vida estudado. Tal estudo consistiu num olhar mais atento sobre o património natural, cultural e construído de Tomar. Neste sentido, foram convidados professores da escola que, pela natureza das matérias que leccionam e pelas suas próprias experiências pessoais, puderam partilhar os seus saberes sobre este tema.



O professor José Carlos Marques deliciou-nos com a história do rio Nabão, enquanto que o professor João Patrício nos encantou com o seu bom humor e suas histórias. Depois de um agradável beberete, a professora Rosário Sousa convidou-nos a viajar, não só no espaço, como também no tempo, pela nossa cidade.



Os convidados puderam ainda apreciar uma exibição de diapositivos ilustrativos de um excerto de uma obra saramaguiana que contempla uma interessante visão sobre a nossa cidade. Puderam ainda ver uma mostra de trabalhos dos formandos, e uma exposição que reuniu objectos que fazem parte do património pessoal de formandos e formadores.
A organização deste colóquio agradece a toda a comunidade educativa a sua presença e aos oradores a sua gentil colaboração.