quarta-feira, 20 de maio de 2009

SANTA IRIA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE TOMAR



SANTA IRIA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE TOMAR

No dia 27 de Março, último dia de aulas do 2.º período, nós, alunos da turma do 5.ºG fomos à Biblioteca Municipal de Tomar representar a Lenda de Santa Iria para os nossos colegas do 5.ºA,5.ºB,5.ºE, 6.ºE e 7.ºD. Os nossos pais não estiveram presentes, pois já tinham assistido à primeira representação da peça na Capela de Santa Iria.
A ideia de dramatizar esta lenda surgiu na sequência dos diversos trabalhos que fizemos sobre a Capela de Santa Iria para a exposição “Pedras que Falam”, realizada na nossa escola no âmbito da comemoração do Dia da Cidade.
Apesar de só alguns alunos terem participado na dramatização da lenda, todos nós demos o nosso contributo, dado que os diálogos foram elaborados por nós, com a ajuda da nossa professora de Língua Portuguesa.
O espaço onde representámos a peça (uma das salas de leitura da Biblioteca) era pequeno e não era o mais adequado. Por isso, estávamos todos um pouco nervosos. No entanto, cada um deu o seu melhor para fazer esta pequena dramatização. Tivemos de a repetir três vezes para que todos pudessem assistir.

No final, recebemos muitos elogios dos colegas mais velhos e ficámos todos vaidosos.
Depois da nossa actuação, também os alunos do 6.ºE representaram um poema por eles elaborado sobre a história de Tomar – “Rap do Passado” – que foi igualmente muito aplaudido.
Foi uma manhã muito divertida e todos nos sentimos muito orgulhosos por ter realizado esta actividade em honra da lenda mais famosa da nossa cidade.


Os alunos do 5.ºG