sábado, 17 de abril de 2010

CONVERSAS em torno da LEITURA - 2º Encontro

No passado dia 24 de Março, entre as 19 h 30 e as 21h, realizou-se o 2º encontro “Conversas em torno da Leitura” na Biblioteca desta Escola. A actividade foi dinamizada pelas professoras que leccionam os cursos EFA, RVCC e Português para Estrangeiros. O encontro inseriu-se no Plano Anual de Actividades com o propósito de assinalar a Semana da Leitura, entre os adultos que estudam à noite.

Numa biblioteca recentemente remodelada, tendo como pano de fundo a Feira do Livro, os nossos adultos foram lendo excertos de obras ou recitando poemas tendo sempre o cuidado de explicar ao público porque é que tinham escolhido aquele livro ou poema. Alguns adultos recitaram poesia feita por si. Os adultos que frequentam as três turmas de Português para Estrangeiros também participaram com entusiasmo na leitura. Inserindo-se na temática “ler com outros sotaques”, fizeram uma leitura no seu idioma nativo depois de terem resumido o que iam ler. E assim tivemos o privilégio de ouvir ler em chinês, paquistanês, sul-coreano, inglês e ucraniano.

De seguida, os presentes foram convidados a participarem em novos encontros que se realizam mensalmente tendo como temática a leitura, projecto dinamizado todas as primeiras quintas-feiras do mês, entre as 19 h e as 19 h 45, sendo a próxima sessão realizada no dia 15 de Abril, devido à interrupção lectiva da Páscoa. Apelou –se a que os adultos participassem e trouxessem as suas crianças pois ,pelo exemplo, os pais podem conseguir que os filhos se interessem pela leitura, pilar de uma sociedade mais culta. Finalizando o nosso alegre e proveitoso convívio, os adultos foram convidados a registar numa cartolina o nome dos livros dos quais aconselham a leitura para memória futura.

Prof. Elisabete Gomes Antunes