segunda-feira, 27 de junho de 2011

Encontro de Gerações


     Foi uma tarde diferente e repleta de bons momentos que no dia seis de Junho partilhámos com os idosos do Lar de S. José. Com o nosso projecto de turma – “Encontro de Gerações” – promovemos o convívio com pessoas idosas, através de um espectáculo diversificado que envolveu várias actividades preparadas, ao longo dos últimos meses, em Língua Portuguesa, Educação Musical, Formação Cívica e Estudo Acompanhado e em que contámos com o apoio imprescindível da professora Clementina Freitas do Clube de Teatro.

     A actividade central do nosso projecto foi a dramatização de um texto escrito e interpretado por nós sobre as tradições da Festa dos Tabuleiros, que envolveu a interacção de personagens de diferentes gerações. Até as professoras nos surpreenderam com a sua divertida participação, que não esperávamos! O cenário, muito apreciado por todos os presentes e depois oferecido ao Lar, foi realizado pela professora Paula Mourato. Apresentámos também poemas de Miguel Torga, António Gedeão, Sebastião da Gama e Fernando Pessoa, entre outros autores, bem como alguns da nossa autoria. Houve ainda vários momentos musicais, destacando-se a interpretação do tema “Queda do Império”, que muito agradou à nossa assistência. E, claro, tivemos de repetir! Neste encontro marcado entre diferentes gerações, colaboraram connosco meninos do 1.º ciclo da Escola Infante D. Henrique, que simularam a procissão dos Tabuleiros, e alunos do 5.º ano da professora Clementina, que também nos presentearam com leituras dos seus poemas sobre a época festiva que estamos a comemorar e tema central do espectáculo. Também os idosos colaboraram, lançando pétalas sobre os elementos da procissão e alguns até dançaram durante os momentos musicais. No final distribuímos caramelos, poemas e rosas de papel feitas pela mãe de uma colega da turma.

     Queremos agradecer a todos os que participaram nesta iniciativa a sua preciosa colaboração, que muito contribuiu para a alegria que proporcionámos, e ainda ao Lar de S. José que disponibilizou o transporte.

     Aqui ficam algumas quadras com que nos despedimos até à próxima oportunidade.



O sonho é que move a vida

Com força de vontade e paixão.

Todos aqui sonharam e contribuíram

Para dar felicidade à nossa geração.



 A vida é uma surpresa constante

E reúne netos e avós

Que, mesmo sem estarem presentes,

Sempre se lembram de nós.



Todas as idades são de Primavera,

De música, cultura e emoção.

A alegria de todos se espera

Ao ouvirem a nossa canção.



Estamos todos a celebrar

Este encontro de gerações.

Deste dia vamos levar

Grandes e boas recordações