sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Jantar de Natal ( EFA, CNO e PEST)

            No passado dia 16 de Dezembro de 2011, os adultos dos cursos EFA básico e secundário, do Centro Novas Oportunidades e do curso de Português para Estrangeiros da Escola Gualdim Pais,  celebraram o Natal com a apresentação de várias atividades que culmiram com um Jantar Partilhado.

Antes de se juntarem em torno da mesa composta de paz e alegria, os nossos adultos presentearam-nos com leituras partilhadas em várias línguas de textos alusivos à época, dramatização de poemas e interpretação da canção We Wish You a Merry Christmas… Partilharam alegria e imaginação e foram muito aplaudidos por todos os convivas.
Por fim, todos os participantes contribuiram com iguarias representativas das tradições natalícias, num ambiente de partilha e familiaridade, onde os estrangeiros puderam mostrar também  um pouco das suas próprias tradições, espelhando o multiculturalismo que se vive na nossa escola.

Mis deseos para 2012…

Na aula de Espanhol, os alunos puderam expressar os seus desejos para este novo ano que agora começa e como a sua opinião e sentimentos são importantes para todos nós. Aqui ficam registados alguns dos seus desejos, bem como algumas verdades sobre a sociedade e o mundo que os rodeia! … Um bom ano a todos …                                 [A professora Sílvia Ramalho]

Palestra sobre a Segurança na Internet na EB 2,3 Gualdim Pais

No dia 28 de novembro de 2011, pelas 19:00h, o professor Armando Carvalho proferiu uma palestra sobre a Segurança na Internet. O evento teve lugar na sala 1 do pavilhão A.  Esta palestra tinha como público-alvo os alunos do Curso de Educação e Formação de Adultos Secundário, que tinham concluído o Núcleo Gerador 5, Tecnologias de Informação e Comunicação. Estendeu-se aos alunos do básico por se entender que o assunto era pertinente também para eles. Correu muito bem. Os alunos aplaudiram a iniciativa e fizeram uma avaliação positiva.                      [A professora Aida Martins]

O Presépio no JI de Junceira


O leito do menino Jesus serviu de inspiração a mais uma atividade do jardim de infância de Junceira (Agrupamento Gualdim Pais). A explicação das figuras e a sua envolvência no tradicional presépio constituiu o ponto de partida à prática desta ideia nas instalações do próprio jardim. O desafio foi lançado a todas as crianças e seus familiares que reproduziram o seu espirito natalício numa "explosão " de criatividade, servindo-se dos mais variados materiais - desde o presépio "comestível ", até outros feitos com rolhas, barro, chumbo, esferovite, pinhas, garrafas de plástico, bugalhos e nem os "empurra línguas" do médico escaparam à imaginação, servindo de adorno ao cantinho do filho de Deus, entre muitos outros materiais recicláveis.

E para aquecer o menino, a vaca foi substituída pelo gato da vizinha que "aderiu" á ideia e veio juntar-se às restantes figuras do presépio.

Familiares, utentes do lar de s. Mateus e outros elementos da comunidade em geral visitaram a exposição. Um agradecimento especial a todos os familiares que colaboraram nesta iniciativa!

terça-feira, 3 de janeiro de 2012