quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Sophia de Mello Breyner Andresen

Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu a 6 de novembro de 1919, no Porto. Nome incontornável da literatura portuguesa, Sophia escreveu diversos contos, histórias para a infância, artigos, ensaios e teatro. Mas é sobretudo na poesia que se destaca. Autora de 14 livros de poesia, recebeu diversos prémios, entre outros, o Prémio Camões (1999), o Prémio Poesia Max Jacob (2001) e o Prémio Rainha Sofia de Poesia de Poesia Ibero-Americana (2003).
A infância e a juventude constituem um espaço de referência na obra da autora. O contacto com a Natureza e com o Mar, em particular, marcam também a sua escrita. 
Autora de "Contos exemplares", Histórias da Terra e do Mar", "Mar Novo", "Livro Sexto", "Geografia", entre muitos outros, Sophia de Mello Breyner Andresen é, sem dúvida, uma das escritoras contemporâneas com maior projeção nacional. Viria a falecer no dia 2 de julho de 2004.

As Bibliotecas Escolares do Agrupamento decidiram assinalar a data do nascimento desta grande senhora da literatura portuguesa com diversas iniciativas: leitura de poemas da escritora; mostra documental; projeção de um documentário sobre a vida e obra de Sophia (que pode ser visto aqui) na biblioteca, entre outras atividades.

Para descobrir (ou redescobrir) Sophia, convidamo-los a visitar as seguintes propostas:



O conto de A menina do mar (audio)


Filme de João César Santos, de 1970, sobre Sophia de Mello Breyner  Andresen:

PARTE 1

PARTE 2



Na Biblioteca António Torrado, existem vários livros de Sophia.
Estão à vossa espera! Venham conhecê-los!


Contos para a infância







Outros contos...




Poesia...



Boas leituras na companhia de Sophia!