segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

ALUNOS EFA EM «DIÁLOGO INTERCULTURAL»

Os alunos das turmas B3C e SEC1, dos cursos nocturnos EFA assistiram, no dia 13 de Novembro, pelas 19:30, a uma palestra no polivalente da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Gualdim Pais, em Tomar. Tivemos o prazer de receber a ACIDE, que veio falar-nos sobre o Diálogo Intercultural.

Começámos por nos apresentarmos. Mas foi uma apresentação diferente porque, imaginem lá, a formadora perguntou-nos qual o número que calçávamos. Foi muito giro! Ficámos a pensar porque é que ela precisava do número dos sapatos, será que queria oferecer-nos um par de botas para as noites mais frias?! Também nos perguntou o local do nosso nascimento e partiu daí para a explicação das diferenças entre povos que moravam, por exemplo, numa mesma cidade ou país.
Fez-nos reflectir sobre o facto de termos cores, religiões, culturas e línguas diferentes e podemos, apesar de tudo isso, viver todos, amigável e saudavelmente no mesmo local. E o que é mesmo importante é que nos fez realmente pensar que somos capazes de viver assim. A dada altura, percebemos finalmente para que servia o número do sapato. É que há um provérbio em inglês, “ put youself in someone’s shoes”, que quer dizer isso mesmo, colocarmo-nos nos “sapatos” do outro ou, em português, colocarmo-nos na «pele do outro». É que só assim o poderemos entender um pouco melhor! A sessão fez-nos sentir que só quando estamos sozinhos é que percebemos a necessidade da ajuda do outro, seja ele quem for.


Obrigado à ACIDI!
Estamos prontos para uma próxima!

A Turma B3C