quinta-feira, 29 de abril de 2010

Dia 20 de Abril vai ficar para sempre na história do nosso Agrupamento…
















Dia 20 de Abril – Homenagem a António Torrado – Biblioteca António Torrado
A Escola-sede deste Agrupamento atribuiu à sua Biblioteca o nome de António Torrado pois, António Torrado, foi seguramente o autor que mais nos visitou durante os nossos 40 anos de Escola Viva. Em todas as suas visitas distribuiu sempre novas histórias, novos sorrisos e uma alegria e humor contagiantes… Eis a Homenagem justa a um escritor que não se cansa de dizer que é de Tomar do coração, pelas actividades que já participou nesta terra, tais como, Festival de Cinema para a Infância e juventude, para além das visitas às Escolas e ainda pelo trabalho desenvolvido com pessoas de Tomar, com António de Sousa e João Mota, obras sobre o também tomarense, Fernando Lopes Graça.
António Torrado tem um historial muito rico de ligação às crianças e jovens do nosso país, não só pelas obras que lhes tem dedicado como pela disponibilidade que tem dispensado às escolas, proporcionando momentos inesquecíveis a sucessivas gerações… É um comunicador que desde logo cria uma empatia com as crianças e jovens, ávidas das suas histórias e de o conhecer mais e melhor, através das imensas perguntas e trabalhos com que o presenteiam!
António Torrado é poeta, ficcionista, dramaturgo, autor de manuais escolares e de obras de pedagogia e de investigação nesta área, conta com cerca de 140 títulos editados, para além da História do Dia… Foi ainda jornalista, editor, professor, produtor e teve vários prémios e distinções ao longo dos seus 40 Anos de carreira.
Fizemos a festa na nossa escola que constou do encontro do escritor com os alunos, durante toda a manhã, com uma cerimónia com convidados e os nossos alunos representantes das várias Turmas, com teatro, declamação e música. Será, de certeza, um dia que ficará na memória de todos e atravessará gerações…
Algumas palavras que os alunos lhe dedicaram:


Ouvi agora senhores uma rima de pasmar:
Alguns versos são a sério
E outros só a brincar.


Tantas histórias deste autor
Que parecem não ter fim…
São mais de uma centena
Que já as contei para mim.

Há fábulas fabulosas,
Muitas histórias de animais.
São histórias maravilhosas
Até para contar aos pais!

Do veado ao caracol,
Do elefante ao rouxinol,
Da galinha ao pinto pintão,
Até às riscas dum leão.

Tudo isso faz sentido,
És até bom orador,
Mas todos aqui bem sabem
Que ele é um grande escritor!

Calem-se lá um bocadinho
E ponham a conversa de lado!
Dêem agora as boas-vindas
Ao famoso António Torrado.


Texto colectivo do 5.º C
Escola EB 2,3 Gualdim Pais de Tomar, 20 de Abril de 2010