quinta-feira, 10 de março de 2011

A Semana da Leitura aproxima-se...e as sugestões são muitas!

Semana da Leitura 2011

5ª edição da Semana da Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura em parceria com a Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais e a Ordem dos Engenheiros, que pretende dinamizar as escolas, estimulando dinâmicas que evidenciem, nestas e nas comunidades em que elas se inserem, ambientes em que a leitura e os livros estejam presentes em toda a parte.

Dinamizada entre 21 e 25 de Março de 2011, esta edição da Semana da Leitura centra-se na relação LEITURA – ENERGIA – FLORESTA. Conjuga-se, deste modo, a comemoração do Ano Internacional das Florestas e a preocupação crescente das nossas sociedades com o ambiente e asustentabilidade, o que nos remete para questões muito diversas como a biodiversidade, a biomassa ou as energias renováveis.

Em 2011, o desafio é lançado a partir de um conjunto de motes, podendo cada escola/ agrupamento de escolas escolher um ou vários em função do seu projecto educativo, e dinamizar iniciativas/ actividades de promoção de leitura que envolvam as crianças e os jovens, outros sectores da comunidade escolar e a comunidade em geral.

Estes motes poderão ser encarados como catalisadores de iniciativas que traduzam saberes e competências da população escolar, numa articulação transversal do(s) currículo(s) que constitua um desafio à imaginação e à criatividade.
MOTES 
Florestas de Leituras
Ler+ Verde 
Ler+ na floresta é para todos
Ler+ é +Vida 
Circuitos de Leitura 
           Florestas de Livros 
Leituras luminosas 
 Ler+  com energia 
Choques de Leituras 
Árvores de Livros 
 










As iniciativas de promoção de leitura a desenvolver serão enquadradas por uma ou várias das áreas que se seguem:

Floresta/ Recursos Naturais/ Sustentabilidade do Planeta/ Energia e Vida/ Planeta Verde/ Consumo/ Tecnologias.

Tendo estas áreas como contexto, as iniciativas/actividades a desenvolver poderão distribuir-se ao longo da Semana da Leitura de 2011, estendendo-se eventualmente para lá dessa data, de acordo com o planeamento de actividades de cada escola / agrupamento de escolas.