segunda-feira, 14 de março de 2011

Ser Solidário

Os alunos do 8ºC da nossa Escola deram de novo sentido às palavras “Ser solidário” e realizaram mais uma actividade no âmbito do seu Projecto de Turma com o mesmo nome, no passado dia 3 de Março, no Lar de Nª Sra da Graça, onde espalharam boa disposição, alegria, carinhos e bolinhos.


Foi também com arte e alma que eles representaram uma peça de teatro intitulada “Feliz Aniversário Avô!”, baseada num texto espanhol devidamente traduzido por eles na disciplina de Espanhol e adaptado pelas professoras Sílvia Ramalho e Clementina Freitas do Clube de Teatro da nossa Escola. A mensagem transmitida é digna de destaque, pois diz-nos respeito a todos: Aprender a dar mais do nosso tempo, partilhar, acarinhar e respeitar os nossos idosos que tanto nos deixaram e nos ensinam.

Esperamos que, com este exemplo de solidariedade, todos nós possamos, à semelhança destes nossos alunos, crescer como cidadãos activos, empreendedores e conscientes de quanto é bom dar um pouco de si e receber o dobro em troca, ajudando assim a criar um mundo melhor… um mundo mais solidário.

Queremos agradecer às alunas do 5ºA que brilharam com a leitura de poemas, aos professores Conceição Silva, Luís Baia e aos Encarregados de Educação que gentilmente nos acompanharam e, claro, a todos os funcionários e utentes do Lar de Nª Sra. da Graça que tão bem nos acolheram e partilharam connosco algumas das suas vivências.

Até à próxima iniciativa…

O vídeo da representação teatral pode ser visionado através da seguinte ligação:


3 comentários:

Daniela Gonçalves disse...

Gostei imenso de ir representar ao Lar Nª Srª da Graça. Achei a nossa representação teatral espectacular. Acho que interagimos bem com os idosos. Foi um grande acto de solidariedade. Houve imensas histórias que nos tocaram, foi muito gratificante vermos um sorriso nas suas caras. Foi bom saber que naquele momento todos se sentiam alegres e felizes. Espero que continuemos a praticar voluntariado, pois sinto que podemos tornar felizes algumas pessoas, mesmo que seja por pouco tempo.
Daniela Gonçalves, nº9, 8ºC

João Farinha disse...

A minha turma foi fazer uma representação num lar de idosos. Foi uma experiência inédita, porque tínhamos muito público e porque actuámos bem tudo dentro das expectativas. No final do espectáculo, fomos lanchar com os idosos. Foi bom conversar com as pessoas, porque tive a sensação de que é bom ajudar as pessoas que necessitam de apoio social. Toda esta ajuda foi feita como trabalho voluntário. Gostei de participar num espectáculo com tanto público.
João Farinha, nº 12

Mariana Paiva disse...

No dia 3 de Março, a nossa turma do 8ºC animou os idosos do Lar Nª Sr.ª da Graça com um teatro intitulado “Feliz Aniversário Avô”. No final da representação lanchámos com os utentes do Lar e conversámos um bocadinho com eles, porque percebemos que muitos deles se sentiam sozinhos e precisavam de falar com alguém sobre a vida deles. Pessoalmente, goste muito de estar com os idosos deste lar porque senti que a nossa presença lhes alegrou o dia.
Mariana Paiva, nº 17, 8ºC