sexta-feira, 22 de abril de 2011

22 de Abril - DIA da TERRA

Quercus enumera 7 pecados ambientais de Portugal no dia da TerraO Dia da Terra comemora-se a 22 de Abril. A comemoração deste dia pretende alertar para os problemas da conservação da biodiversidade, da contaminação, da educação ambiental e da participação de todos como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis.

Foi criado em 1970 pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson, que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição.

Neste dia, pretende-se que todos participem em actividades que promovam a saúde do planeta, tanto a nível global como regional e local. Desta forma, os ecologistas usam este importante dia para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta, como a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas e o esgotamento de recursos não renováveis.

É, também, um objectivo encontrar soluções que permitam eliminar os efeitos negativos que o homem e a sociedade exercem sobre a natureza. Por entre muitas das soluções já alcançadas salienta-se: a reciclagem de materiais manufacturados, a preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia e a proibição de utilizar produtos químicos danosos.



Sem comentários: