sexta-feira, 13 de outubro de 2023

MIBE e Leituras com Ciência

Em outubro celebra-se em todo o mundo o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), assinalando-se no dia 23 do mesmo mês, o Dia Internacional da Biblioteca Escolar.

As celebrações deste ano integram atividades sob o mote Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar.   

Neste contexto, a professora bibliotecária Mafalda Vaz tem desenvolvido na Biblioteca da Escola de Santa Iria e na Biblioteca António Torrado (Escola Gualdim Pais), atividades de “Leituras com Ciência”, nas quais a leitura de alguns excertos da obra “Alerta no Mar”, da coleção Clube dos Cientistas, da autora Maria Francisca Macedo, tem servido de base à discussão de diversas questões relacionadas com os recursos marinhos, nomeadamente a poluição da água do mar com plásticos de origem petroquímica e a sua acidificação devido à dissolução de dióxido de carbono, em quantidades cada vez maiores, libertado aquando da queima de combustíveis fósseis.



Uma das consequências mais visíveis do aumento da acidez da água do mar, é que as conchas dos animais marinhos começam a dissolver-se e a ficar mais frágeis, pois os ácidos dissolvem o carbonato de cálcio, que é o principal constituinte das conchas. Desta forma, estes animais com conchas têm mais dificuldades em sobreviver.

Após a discussão e debate de ideias e opiniões geradas a partir da leitura, realizaram-se atividades práticas, nas quais se verificou o efeito dos ácidos sobre algumas conchas, prepararam-se e utilizaram-se indicadores de ácido-base obtidos a partir de pigmentos existentes em papel colorido.