segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Dia Mundial da Alimentação

Hoje, dia 16 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Alimentação. O tema para este ano é Água é vida, água é alimento. Não ​deixar ninguém para trás”.

A Biblioteca António Torrado, da Escola Gualdim Pais, assinala este dia com uma mostra documental e exposição temática focada em hábitos alimentares saudáveis e na alimentação mediterrânica.

A alimentação mediterrânica baseia-se em receitas simples, como sopas, cozidos e caldeiradas e privilegia os produtos de origem vegetal e pouco processados, produzidos  localmente e da época. 

Os produtos hortícolas, os frutos frescos e secos, as leguminosas, o pão de qualidade e os cereais pouco refinados, tal como o peixe, estão muito presentes na alimentação mediterrânica.

Para além disto, o azeite é a principal gordura utilizada e são privilegiados os temperos com ervas aromáticas, em detrimento do sal e a água é a principal bebida consumida ao longo do dia.

Aqui ficam algumas fotografias da nossa exposição, para mais tarde recordar...





A água é tão importante na nossa alimentação que a roda dos alimentos tem a água no centro, pois esta está presente em todos os alimentos e o seu consumo é essencial para a nossa saúde e bem estar.

Roda dos Alimentos é uma representação gráfica, ou imagem, que ajuda a escolher o tipo de alimentos e as quantidades que devemos incluir diariamente na nossa alimentação. 


                                                Roda dos alimentos


A água é essencial à vida. No entanto, são cada vez mais numerosas as pessoas que vivem com escassez de água, pelo que todos devemos contribuir para a poupança e gestão deste recurso.